mini.jpg

ÉPOCA 2007/08

Apresentação
ÉPOCA 2009/10
Equipas
Quadro de Honra
Histórico
REGULAMENTO GERAL
ÉPOCA 2008/09
ÉPOCA 2007/08
ÉPOCA 2006/07
ÉPOCA 2005/06
ÉPOCA 2004/05
Outros Eventos
FORUM DA MINI LIGA

juventude-intercfinaltaca07-08.jpg
O Inter Coimbrões fez a "dobradinha" ao vencer a Juventude Unida na Final da Taça da Mini-Liga 07/08

     Na temporada 2007/2008 foram introduzidas alterações ao formato do campeonato da Mini-Liga. Com o abandono da competição por parte dos Cabasada e com as entradas à experiência da RD Congo e do Inter Coimbrões – duas equipas já com um belo historial no FFA – optou-se por realizar uma fase regular nos moldes normais (semelhante a uma 1ª volta), sendo que a partir de Janeiro se dividiria o campeonato em duas fases: na Fase Gold os primeiros 6 classificados da fase regular jogariam entre si um mini-campeonato a duas voltas, enquanto que na Fase Silver os últimos 5 posicionados da fase regular jogariam também entre si a duas voltas.

 

     Após uma fase regular bastante equilibrada e disputada, passaram à fase Gold, por esta ordem, as seguintes equipas: Inter Coimbrões, Gaia United, Portus87, RD Congo, CFC (ex-AS4H) e Énois 05. Na fase Silver ficariam, por esta ordem: J04, Juventude Unida, Amigos, Inter Desportivo e Reforços D’Inverno.

 

     Na fase Gold cedo se viu que iam ser duas as equipas a disputar o troféu máximo da Mini-Liga: Inter Coimbrões e Portus87.

     De um lado estava uma jovem equipa de Gaia, quase invencível no FFA, recheada de grandes jogadores (Tripeiro, Costa, Gouveia, Paulo, Tito, entre outros) e que praticava um futsal de estilo carrossel, com inúmeras trocas e grandes movimentações colectivas; do outro lado os experientes Portus87 (Abel, Hélder, Zé Manel, Manel Maganete, Tó Zé e João Coelho) a afirmarem que “velhos são os trapos” e que, misturados com a juventude e velocidade dos irmãos Mota (Sebas e Nuno) e de Nuno Póvoa, iam jogando um futebol atractivo, sempre com a sua raça e espírito muito característicos.

     Foi mais feliz o Inter Coimbrões, no jogo do título, disputado a 22 de Julho de 2008, batendo o Portus no seu reduto por 1-5. O Inter confirmou assim o favoritismo que lhe era atribuído à partida para este grande jogo, já que tinham sido a equipa mais forte durante toda a fase regular e durante a fase Gold.

     O título foi assim para a melhor equipa do campeonato e talvez mesmo para aquela que hoje é unanimemente considerada como a melhor equipa do Fórum de Futsal Amador, ocupando com inegável justiça o lugar de nº1 do Ranking FFA (organizado e contabilizado pelo grande Tiago Moura “Kako”, responsável pelos CFC), o que motiva o orgulho de todas as equipas da Mini-Liga. Além disso, praticaram durante toda a época um futsal fantástico, sempre com a bola em movimento, polvilhado com pormenores de elevado recorte técnico, com tabelas eficazes, com muita posse de bola, tudo isto alicerçado numa componente táctica que não se encontra facilmente em equipas amadoras.

 

     Os CFC voltaram a não confirmar as expectativas à sua volta e ficaram-se pelo 3º posto, enquanto que os campeões do ano passado, o Gaia United, representaram a grande desilusão da prova terminando no 4º lugar (apesar de na época regular terem sido 2º), muito distantes do futebol que conseguiram colocar em prática na época transacta. Também a RD Congo fez um campeonato aquém do esperado, não confirmando todas as qualidades que inegavelmente possui. O Énois terminou na última posição, fruto das suas debilidades a nível defensivo.

 

     A Fase Silver foi muito disputada e, no dia 10 de Julho de 2008, eram duas as equipas capazes de levar o troféu de campeão para casa: Inter Desportivo e Juventude Unida.

     Nessa data, o Inter Desportivo sagrou-se Campeão da Fase Silver da Mini-Liga 2007/2008, batendo a Juventude Unida por 1-4, na Cohaemato. O troféu acabou por premiar a equipa do Inter Desportivo, que não teve uma época nada fácil, devido às várias lesões. Mas mesmo assim conseguiram unir-se em torno deste objectivo e sagraram-se brilhantes campeões da Fase Silver.

     Uma palavra de apreço também para a Juventude Unida, pela fase regular bastante difícil que tiveram. Na Fase Silver conseguiram superar essas adversidades e chegaram mesmo a ser a equipa-sensação, muito devido ao reforço Domingos, um excelente jogador que veio colmatar as lacunas defensivas dos homens de Leça.

 

     A Juventude Unida chegou ainda à Final da Taça da Mini-Liga, após eliminar o Portus87, Énois05, RD Congo e CFC. Este trajecto fantástico só foi parado no dia 24 de Julho de 2008, no Pavilhão do Brás-Oleiros, pelos homens de Coimbrões que venceram por 5-4, fazendo assim a “dobradinha” na Mini-Liga 2007/2008.

 

      Relativamente aos prémios, os Amigos FC (apenas 4 cartões amarelos no “cadastro disciplinar”) ergueram a Taça Fair-Play; o melhor ataque da Gold foi dos campeões Inter Coimbrões (97 golos), enquanto que a melhor defesa pertenceu ao Gaia United (36 golos consentidos).

     Na Silver, o melhor ataque pertenceu aos J04, com 51 golos marcados, enquanto que o Inter Desportivo arrecadou o prémio de melhor defesa, com 43 golos sofridos

 

     O melhor marcador da Fase Gold foi o Nuno Mota (Portus87) com 26 golos, enquanto que na Fase Silver foi o Pedro (Reforços D’Inverno), com 18 golos, a arrecadar o troféu.

 

     O atleta Nuno Mota acabou por juntar ao prémio Pichichi a Bola de Ouro da Mini-Liga, sendo eleito o melhor jogador. Contudo, outros jogadores também se destacaram: Tito (Inter Coimbrões), Paulo (Inter Coimbrões), Costa (Inter Coimbrões), Paulo (Gaia United), Pedro (Reforços D’Inverno), Sebas (Portus87), Hernâni (CFC), Fraga (RD Congo), Xodas (RD Congo), Maurício (Énois 05), João Paulo (CFC), Pedro Nuno (Amigos), Justino (Inter Desportivo), Daniel (J04), Telmo (J04), Sérgio (Juventude Unida) e Domingos (Juventude Unida), etc.

 

     E confirmava-se a curiosidade: equipa estreante é campeã!

Classificação:

Fase Regular:

regular.jpg

Gold:

gold.jpg

Silver:

silver.jpg

Fair-Play:

fairplay.jpg

Cartão Amarelo - 2 pontos
Cartão Vermelho - 4 pontos

Vencedores:

Taça da Mini-Liga: Inter Coimbrões
Supertaça da Mini-Liga: Inter Coimbrões

Prémios:

Melhor Jogador da Mini-Liga: Nuno Mota (Portus 87)
Melhor Marcador da Gold: Nuno Mota (Portus 87) - 26 Golos
Melhor Marcador da Silver: Pedro (Reforços D'Inverno) - 18 Golos
Melhor Ataque da Gold: Inter Coimbrões - 97 Golos
Melhor Ataque da Silver: J04 - 51 Golos
Melhor Defesa da Gold: Gaia United - 36 Golos
Melhor Defesa da Silver: Inter Desportivo - 43 Golos