mini.jpg

Regulamento da Mini-Liga e regras de Jogo

Apresentação
ÉPOCA 2009/10
Equipas
Quadro de Honra
Histórico
REGULAMENTO GERAL
ÉPOCA 2008/09
ÉPOCA 2007/08
ÉPOCA 2006/07
ÉPOCA 2005/06
ÉPOCA 2004/05
Outros Eventos
FORUM DA MINI LIGA

1. DISCIPLINA

 

As punições visarão especialmente actos de indisciplina.

 

Existem dois tipos de cartões: Amarelo e Vermelho.

 

a)       Cartão Amarelo: Advertência.

 

 a1)   2º cartão amarelo (vermelho)  - Equipa alinha com menos um jogador durante 2 minutos ou até sofrer um golo. Não há jogos de castigo para o jogador expulso por acumulação de amarelos.

                        

b) Cartão Vermelho directo  - Equipa alinha com menos um jogador durante 2 minutos ou até sofrer um golo.

 

Apenas no caso de um jogador ver um cartão vermelho por questões disciplinares – comportamento incorrecto, insultuoso ou agressivo – será sujeito a decisão disciplinar do Grupo de Delegados, que poderá ir até á exclusão do jogador da própria Mini Liga.   

  

 

 

2. PONTUAÇÕES - FORMAS DESEMPATE

 

VITÓRIA                         3 PONTOS

EMPATE                        1       "

DERROTA                     0       "

 

Para efeitos de desempate, adoptar-se-á o seguinte critério:

 

   1º - Maior número de pontos.

   2º-Maior numero de pontos obtidos nos jogos entre as equipas envolvidas.

   3º - Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas envolvidas

   4º - Diferença entre o número de golos marcados e sofridos..

   5º - Maior número de golos marcados

   6º - Jogo de desempate 

 

 

 

3. REGRAS DE JOGO A UTILIZAR

 

      Será utilizadas as regras oficiais de Futebol da FPF, com as seguintes adaptações: 

 

. Não se aplica a regra do fora-de-jogo.

 

. Reposição lateral com os pés, realizado em cima da linha lateral, com a bola devidamente imoblizada e o adversário a manter-se a mais três metros da bola. Igual procedimento deve ser praticado nos cantos

 

.Cortes a deslizar (carinhos): apenas deve ser considerada falta se o jogador que efectua o carrinho o fizer quando a bola estiver claramente na posse de um adversário, pondo em risco a integridade física do mesmo.

 

. Na marcação de livres, o adversário mais próximo deve estar a cinco metros da bola.

 

. Descontos de tempo de um minuto: cada equipa tem direito a um time out em cada parte dos encontros. Quando solicitado, este time out deve ser atribuído pelo árbitro numa paragem de jogo, estando a bola na posse da equipa que solicitou o desconto de tempo.

 

. Substituições volantes: as equipas podem fazer o número de substituições que desejarem. As mesmas devem ser efectuadas junto à linha de meio campo ou em frente ao respectivo banco. A entrada e saída de campo dos jogadores deve ser simultânea e no mesmo local. O jogador substituto que entrar em campo antes da saída do jogador substituído e o jogador que saia ou entre em campo fora dos locais referidos sujeitam-se a ver o cartão amarelo.

 

 

 

 

4. RECOMENDAÇÕES AOS ÁRBITROS

 

(aprovadas em Reunião de Delegados da Mini-Liga em 3/3/06)

 

 

- Os árbitros deverão adaptar uma postura interventiva, rigorosa e disciplinadora perante situações de jogo faltoso repetido e faltas de respeito dos jogadores pelos colegas, adversários e os próprios árbitros.Não deverão ter receio em tomar decisões e mostrar cartões se necessário, impondo respeito aos jogadores e fazendo-os perceber que sem eles (árbitros) e o seu esforço e sacrifício não há Mini Liga.

 

- Perdas de tempo: nas regras adaptadas da Mini-Liga é possível punir as perdas de tempo - aplicando a regras dos 6 segundos quando o guarda-redes mantém a bola nas suas mãos durante esse tempo e exibindo o cartão amarelo aos jogadores que claramente pretenderem perder tempo nas resposições laterais, cantos e livres, e que o façam de forma repetida.